Relatos de Memória
AUTORA
Professora Marielly Santos Pacheco, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal do Campo Presidente Costa e Silva realizaram nesta semana uma produção textual do gênero entrevista. Nesta produção foi possível mesclar dois gêneros no mesmo trabalho, Entrevista e Relato de Memória.
O trabalho consistiu em entrevistar uma pessoa acima de 50 anos com perguntas sobre a infância desta pessoa, bem como nome da escola onde estudou, o nome da primeira professora, como eram as brincadeiras, quem eram os melhores amigos e se ainda mantém contato com essas pessoas que fizeram parte da sua memória. Ao final da entrevista os alunos registraram o momento com uma foto entre entrevistador e entrevistado, o que deu ainda mais destaque ao trabalho, uma vez que a introdução de foto no corpo do texto escrito se tornou atrativa para os mais diversos leitores. Os trabalhos ficaram expostos em um mural da escola e foi apreciado por toda a comunidade escolar.
O objetivo do trabalho foi explorar ambos os gêneros textuais Entrevista e Relato de Memória, a que público interessa tais gêneros, onde podemos encontrar este tipo de texto, entre outros. Além disso, foi possível esmiuçar gramaticalmente vários aspectos da linguagem, como a escrita formal e informal, vícios de fala, o uso adequado dos porquês, tempos verbais, verbos no infinitivo, marcação de tempo entre a e há, e o uso de pronomes.
Este trabalho possibilitou uma reflexão sobre a passagem do tempo, a análise de como era o contexto escolar de 40 anos atrás em comparação com a realidade escolar atual, e indagações sobre o futuro, reflexões de como será a infância das gerações futuras, dos filhos e netos dos próprios alunos.
Professora Marielly Santos Pacheco, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal do Campo Presidente Costa e Silva realizaram nesta semana uma produção textual do gênero entrevista. Nesta produção foi possível mesclar dois gêneros no mesmo trabalho, Entrevista e Relato de Memória.
O trabalho consistiu em entrevistar uma pessoa acima de 50 anos com perguntas sobre a infância desta pessoa, bem como nome da escola onde estudou, o nome da primeira professora, como eram as brincadeiras, quem eram os melhores amigos e se ainda mantém contato com essas pessoas que fizeram parte da sua memória. Ao final da entrevista os alunos registraram o momento com uma foto entre entrevistador e entrevistado, o que deu ainda mais destaque ao trabalho, uma vez que a introdução de foto no corpo do texto escrito se tornou atrativa para os mais diversos leitores. Os trabalhos ficaram expostos em um mural da escola e foi apreciado por toda a comunidade escolar.
O objetivo do trabalho foi explorar ambos os gêneros textuais Entrevista e Relato de Memória, a que público interessa tais gêneros, onde podemos encontrar este tipo de texto, entre outros. Além disso, foi possível esmiuçar gramaticalmente vários aspectos da linguagem, como a escrita formal e informal, vícios de fala, o uso adequado dos porquês, tempos verbais, verbos no infinitivo, marcação de tempo entre a e há, e o uso de pronomes.
Este trabalho possibilitou uma reflexão sobre a passagem do tempo, a análise de como era o contexto escolar de 40 anos atrás em comparação com a realidade escolar atual, e indagações sobre o futuro, reflexões de como será a infância das gerações futuras, dos filhos e netos dos próprios alunos.
Comentários
Postar um comentário