SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
AUTORA
Coordenadora Pedagógica Marlei Viegandt de Meira
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridas, faz- se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Coordenadora Pedagógica Marlei Viegandt de Meira
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridas, faz- se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim, aproveitando o dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Coordenadora Pedagógica Marlei Viegandt de Meira, juntamente com as professoras de Arte Maristela Aparecida Pires e professora de Educação Física Angela Paula S. Silva e colaboração da estagiária Alessandra Dynefer Chaves Kostanski da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva trabalhamos com o tema com os alunos do 1º ao 5º ano realizando atividades do dia 16 a 24 de novembro abordando a importância do tema, visto ser conteúdo contemplado na BNCC, com o intuito de levá-los a conhecer , respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecendo a importância do povo africano, assim como respeitar os direitos a igualdade e a diferença entre as pessoas. Dessa forma, o trabalho de conscientização foi realizado com contação de histórias, produção de textos e brincadeiras com objetivo de levá-los a refletir e conhecer um pouco da cultura africana, bem como seus costumes, valores, lutas e brincadeiras. No primeiro momento, apresentamos a história Menina bonita do laço de fita, com roda de conversas mostrando as imagens do livro e destacando as expressões que a autora usa para valorizar a menina, que a retratam como bela. Também foi apresentada a história O menino de todas as cores. Durante a semana em educação física foi abordado brincadeiras como cabo de guerra, amarelinha africana, o sol e a lua, demonstração de capoeira. Na sequência, foi trabalho com produção de textos e pesquisas de pratos típicos.
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